Há pelo menos 38 mortos. Mais de 95% das pequenas embarcações de transporte não cumprem normas de segurança.
O corpo de uma das vítimas do acidente a ser recuperado das águas AFP |
Um ferry que transportaria entre 70 a 150 passageiros virou-se ao ser atingido por um navio de mercadorias, no rio Padma, no centro do Bangladesh, a Norte da capital, Daca. Segundo a polícia, pelo menos 38 pessoas morreram.
"Pelo menos 50 pessoas, conseguiram nadar e chegar às margens do rio, ou foram salvas por outras embarcações", disse o chefe da polícia local, Rakibuz Zaman, citado pela AFP.
O comandante do cargueiro e dois outros elementos da tripulação foram detidos, segundo Joynal Abedin, um agente da polícia que se encontra no local, a cerca de 70km da capital, Daca. Um sobrevivente relatou que o ferry foi atingido cerca de 15 minutos depois de ter iniciado viagem.
O rio Padma, alimentado pelo Ganges, vai desaguar na baía de Bengala e é uma das grandes vias de circulação do Bangladesh - um país pobre, irrigado por mais de 230 rios, onde a navegação fluvial é o principal meio de transporte. Por isso, os acidentes com com ferrys são frequentes, principalmente no Sul e nordeste. Segundo informação oficial, mais de 95% das pequenas embarcações de transporte de passageiros não cumprem as normas de segurança.
Um acidente semelhante ocorreu no passado dia 13, tendo causado a morte de pelo menos sete pessoas, no Sul do país, recorda a Reuters.
Fonte: PÚBLICO.pt