Guarda Municipal prendeu ao menos cinco e a PM outros 15. Corporações negam que tenham ocorrido "arrastões" na areia.
![]() |
Houve confusão e correria na praia de Ipanema na altura da Rua Teixeira de Mello, próximo ao posto 8 (Foto: Guilherme Leporace/Agência O Globo) |
Em nota, a Guarda Municipal informou que “as detenções ocorreram durante o patrulhamento de rotina do grupamento” e que afirmou que “foram casos de roubo pontuais, e não há relato de arrastão”.
A Polícia Militar, por meio de sua assessoria de imprensa, também negou a ocorrência de arrastões. Segundo a corporação, ocorreram confusões em pontos isolados da praia de Ipanema e as 15 prisões se deram por motivos diversos, não apenas por roubo.
Embora a PM e a Guarda Municipal tenham descartado a ocorrência de roubos em séries, nas redes sociais havia muitos relatos indicando que ocorreram arrastões nas areias de Ipanema. Todos os detidos foram encaminhados para a 15ª DP (Gávea).
Rotina no verão
De acordo com vendedores ambulantes da praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, durante o verão os arrastões são frequentes na orla carioca. Alguns ambulantes, que não quiseram se identificar, afirmaram que a ação dos criminosos acontece a partir das 10h, entre sexta-feira e domingo.
"Eu tive que atrasar a minha chegada na praia porque eu não estava aguentando com tanta confusão. De hora em hora a gente escuta a gritaria e vê as pessoas correndo. Na altura do posto 8 é a boca do inferno, toda hora tem arrastão", disse uma ambulante que não quis ser identificada.
Policiamento reforçado
O policiamento das praias na Zona Sul foi reforçado após algumas confusões durante a tarde deste domingo (11). Policiais militares e guardas municipais circulavam nas areias para evitar confusões.
![]() |
Guardas municipais reforçam o policiamento nas areais de Ipanema (Foto: Matheus Rodrigues / G1) |
Desde setembro passado, teve início, antecipadamente, a chamada “Operação Verão” da Polícia Militar do RJ. Segundo a corporação, Cerca de 650 homens dos batalhões de Botafogo, Flamengo, Copacabana, Leblon e Ipanema, além do Batalhão de Choque, do Batalhão de Ações com Cães e de recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) atuam no policiamento na orla carioca durante a operação, que conta ainda com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil.
Ainda segundo a PM, todos os policiais envolvidos receberam treinamento especializado, que inclui técnicas de abordagem nas praias, observação e preparação física.
![]() |
Tentativa de arrastão na altura do posto 8 da praia de ipanema. (Foto: Guilherme Leporace/Agência O Globo) |