Tricolor perde chances no 1º tempo, é castigado em lance isolado, mas evita apuros com gol de Geromel; nota triste da classificação fica por conta de lesão de Mamute
![]() |
| Luan comemora o gol que abriu o placar na Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) |
Poderia ter sido mais tranquilo, se o Grêmio não repetisse o defeito que virou marca registrada, de errar gols em profusão. Menos mal aos tricolores que a rotina positiva, de desconhecer derrotas há mais de dois meses, também se fez presente. Após um bom primeiro tempo, dose de sofrimento e alívio no fim, o time de Felipão está na decisão do Gauchão.
Bateu o Juventude por 2 a 1, neste sábado, na Arena com gols de Luan e Geromel - Douglas marcou para os caxienses - e confirmou a vantagem da primeira semifinal, já que vencera por 1 a 0 no Alfredo Jaconi.
Agora, o Grêmio espera o vencedor do duelo das 16h de domingo, entre Inter e Brasil de Pelotas, no Beira-Rio. O Colorado se classifica com 0 a 0, uma vez que empatara fora de casa em 1 a 1. O Xavante precisa de empate a partir de 2 a 2. Se o Inter passar, o Tricolor ainda poderá decidir a série final na Arena. Para isso, precisa que a vaga colorada seja obtida com uma igualdade. Caso dê Brasil de Pelotas, o time de Felipão fará o segundo jogo em casa.
Desde o início, o Grêmio foi superior. Faltava, no entanto, espaço para finalizar. Que começou a surgir após a saída do zagueirão Pereira, 35 anos, aos 22 minutos, por dores musculares. Picoli desfez o esquema com três zagueiros, e o Juventude se desmanchou. Logo depois, aos 28, Giuliano costurou a defesa laranja com belos dribles e ofereceu a bola a Luan, que marcou.
A partir daí, a superioridade tricolor ficou do tamanho da Arena. Braian Rodríguez perdeu duas chances claras e Giuliano só não ampliou porque seu chute certeiro parou no goleiro Airton. Desperdício que custaria caro. O Juventude castigou a defesa gremista logo no seu primeiro ataque, aos 45 minutos. Douglas subiu mais do que Geromel e, de cabeça, empatou.
O gol impactou o retorno dos times do intervalo. O Grêmio manteve a posse de bola, mas já não era o time envolvente da etapa inicial. Luan quase marcou, mas Airton novamente evitou, em bela intervenção. A explosão da torcida surgiu mesmo aos 15 minutos. E não foi por bola na rede. Felipão chamava o xodó Yuri Mamute para entrar na vaga de Braian. Mas o jovem deu azar. Lesionou-se em lance na grande área e deixou o campo de maca, urrando de dor.
No fim, quem resolveu foi o herói das dramáticas quartas de final. Assim como ocorrera contra o Novo Hamburgo, Geromel marcou de cabeça, desta vez aos 30 minutos do segundo tempo, recuperou-se da falha no gol do Juventude e evitou sofrimento maior nos momentos finais. O Grêmio, enfim, está na decisão do Gauchão.
GloboEsporte
