O Bispo Diocesano Dom Francisco Dantas de Lucena ordenará quatro novos padres no próximo dia 11 de fevereiro, Memória de Nossa Senhora de Lourdes, às 19h, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, na cidade de Guarabira,
Na oportunidade, serão ordenados sacerdotes os diáconos Arlan Melo Medeiros, José Manoel da Silva Irmã, Francisco da Silva Marques e Kleber Rodrigues Oliveira.
Em razão da necessidade de encaixar os recém-ordenados em paróquias e da inevitável alternância de alguns padres, que já cumpriram o tempo mínimo pastoral em suas respectivas paróquias, Dom Lucena deverá proceder remanejamento em algumas cidades. O que é absolutamente normal no âmbito da vida diocesana.
A Ordem (do latim Ordo, dinis: boa disposição das coisas) é um dos sete sacramentos do catolicismo que confere o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e de o desempenhar santamente. Pela imposição das mãos e pelas palavras do Bispo, este sacramento faz dos homens batizados sacerdotes, atribuindo-lhes os poderes de perdoar os pecados e de converter o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo (a Eucaristia) e de conferir, conforme o seu grau, os outros sacramentos.
Por divina instituição, pelo sacramento da Ordem, alguns dentre os fiéis, pelo caráter indelével com que são assinalados, são constituídos ministros sagrados, isto é, são consagrados e delegados a fim de que, personificando Cristo, cada qual no seu respectivo grau, apascentem o povo de Deus, desempenhando o munus de ensinar, santificar e governar (cf. Direito Canónico: Cânon 1008). Na Igreja Católica, somente um varão batizado pode receber validamente a ordenação sagrada.
A Ordem é verdadeiro sacramento da “Nova Lei” (veja “Ligar e Desligar”), instituído por Jesus Cristo (Lucas 22:19; Mateus 16:19; Mateus 18:18; João 15:16 e João 20:21-23).
Reprod:Rafael San