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O gabarito das provas está disponibilizado aos estudantes desde o ano passado. A correção da prova, todavia, leva em consideração mais do que apenas a contagem dos erros e acertos. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item, sendo usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Assim, uma questão que muitos candidatos acertaram é considerada mais fácil e não valerá tantos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema ùnico de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 19 a 22 deste mês, e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Servirá também para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. No ano passado, o exame foi realizado em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
Mais de 500 mil alunos zeraram redação do Enem
Nesta edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 529.373 candidatos tiraram nota zero na redação, o que equivale a 8,5% dos estudantes. Por outro lado, 250 alunos tiraram nota 1.000. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (13) pelo ministro da Educação, Cid Gomes, e pelo presidente do Inep, Chico Soares.
Entre aqueles que zeraram a redação, 13.039 copiaram textos motivadores da prova; 7.824 escreveram menos de sete linhas; 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado; 3.362 zeraram por parte desconectada e 955 por ferirem os direitos humanos. Outros 1.508, por outros motivos. O tema da redação foi "Publicidade infantil em questão no Brasil".
Na edição de 2013, com menos inscritos, 481 tiveram nota 1.000 e 106.742 redações com nota zero.
"O tema de 2013 foi Lei Seca, essa questão foi muito debatida, muito discutida, a mídia focou muito no tema. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão como teve o de 2013", avaliou o ministro Cid Gomes.
"Não diria que o tema foi mais difícil, mas sem dúvida, foi um tema que não teve um grau de discussão nacional como o tema de 2013", acrescentou. O tema de 2013 foi "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
Segundo o ministro a queda merece a atenção para que se entenda o por que, já que, de acordo com ele, em um ano, não houve grandes variações de financiamento ou de corpo docente no ensino médio suficientes para explicar a queda de desempenho.
Na edição de 2014, segundo o Ministério da Educação (MEC), foram corrigidos 5.934.034 textos, dos quais 2.695.949 foram encaminhados a um terceiro corretor e outros 283.746 foram avaliados por banca de especialistas.
A correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
Ao todo, segundo o Inep, 6.193.565 fizeram as provas nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades.
Fonte:Jornal do Brasil