Ex-vice, Rômulo revela na RCTV detalhes do rompimento com Ricardo Coutinho
byInformativo em Foco-
Dentre os motivos apontados pelo deputado federal eleito pelo PSD estão a aliança e o cargo de vice que PSB teria garantido ao PMDB, antes das convenções partidárias Divulgação
Rômulo Gouveia
O deputado federal eleito e diplomado Rômulo Gouveia (PSD) revelou nessa segunda-feira (19), em entrevista ao programa Rede Debate da RCTV, detalhes sobre o episódio do rompimento político com o governador Ricardo Coutinho (PSB) nas eleições do ano passado. Dentre os motivos apontados pelo ex-vice-governador estão a aliança e o cargo de vice que PSB teria garantido ao PMDB, antes das convenções partidárias.
Segundo Rômulo, essas situações não foram de conhecimento da imprensa. O deputado disse que não teria condições de subir no mesmo palanque dos peemedebistas em Campina Grande.
Gouveia contou que foi comunicado da aliança através de uma ligação feita pelo secretário de Governo da época, Ivan Burity. “Eu estava na estrada quando recebi uma ligação do secretário de Governo. O entendimento era o fechamento da chapa com o PMDB. O PMDB iria ter a vice e o Senado e o PT iria ficar de fora também. Essa articulação aconteceu nos bastidores”, revelou.
Ele explicou que uma aliança com o PMDB inviabilizou a manutenção do seu apoio ao socialista. “Tinha a incompatibilidade de cenário em Campina que eu tinha com o PMDB”.
A outra causa para o rompimento, já de conhecimento da imprensa, foi a falta de espaço para Gouveia disputar a vaga no Senado Federal. “Eu me posicionei a favor da candidatura de reeleição do governador com uma condição: ele tinha me garantido a presença do PSD, na chapa majoritária”, relembrou.
Para Gouveia, “a política é feita de fatos” e apenas a participação na chapa majoritária disputando para senador justificaria “um distanciamento uma separação política de 30 anos de convivência”. Desde o início da sua carreira política ele esteve ligado ao grupo Cunha Lima, sendo o PSDB seu primeiro partido.
Ele revelou ainda que não chegou a comunicar a Ricardo Coutinho sobre o rompimento e apoio a candidatura a governador de Cássio Cunha Lima (PSDB). “Não conversei. Eu me decepcionei bastante. Estava apostando no processo e fiquei a margem”, disse.
O deputado federal garantiu que não guarda mágoas de ninguém e acrescentou que, após essas articulações, recebeu um telefonema de Ricardo Coutinho lhe convidando para uma conversa. Ele disse que tinha um compromisso no interior do Estado (o sepultamento de um eleitor) e preferiu não se encontra com o governador.