Mulher de 39 anos foi admitida nesta segunda-feira no Hospital Santa Rita de Cássia com sintomas similares aos do vírus
A entrada de uma paciente com sintomas similares aos do vírus ebola provocou o fechamento do pronto-socorro do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, no Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira. De acordo com o hospital, a mulher tem 39 anos, é uma missionária da igreja Batista e retornou no dia 18 deste mês de uma viagem que fez a Israel, onde participou de um encontro religioso com fiéis de vários países do mundo.
- Nessa viagem, ela teve contato com habitantes de regiões com casos de ebola, como Nigéria e Serra-Leoa. Logo na triagem houve suspeita de ebola. Acionamos os infectologistas e dentro dos critérios sanitários foi descartada a contaminação por ebola - disse o infectologista José Américo Carvalho, que trabalha no hospital.
Segundo ele, a paciente apresentava febre, diarréia, dor abdominal, dor articular e alguns hematomas pelo corpo. Como a doença ainda é um mistério, ela foi isolada numa área do hospital.
- O diagnóstico ainda não está fechado. Existem outras doenças que estão sendo investigadas como meningite, sarampo e influenza. Provavelmente em 24 horas vamos saber que doença ela tem - concluiu o infectologista.
A secretaria estadual de saúde enviou uma equipe ao hospital e também descartou que a doença seja ebola, mas até a confirmação o pronto socorro precisou ficar fechado por meia hora. Funcionários e seguranças receberam máscaras para proteger o nariz e a boca. Pacientes que estavam a espera de atendimento foram orientados e ir embora, o que gerou muita apreensão.
- Mandou a gente ir embora e disse que não vai atender mais ninguém - disse Rayane Gonçalves, que procurava atendimento médico.
No dia dois de outubro, outra suspeita de ebola preocupou os capixabas. Um homem de 47 anos começou a passar mal dentro de um navio que partiu de Cabo Verde, na África Ocidental. De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente apresentava diarréia, dores abdominais, mas não tinha febre. O navio precisou realizar uma parada emergencial no porto de Vitória. O homem foi levado ao hospital e médicos descaratam o Ebola.
No Brasil, até o momento, não há caso confirmado de Ebola e o risco de transmissão para o país é considerado baixo. O Ministério da Saúde recebe, diariamente, informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação de circulação de vírus no mundo, inclusive o Ebola, além de quaisquer outras situações que possam se caracterizar como emergência de saúde pública.