E-mails falsos usam nome do MPF para roubar senhas e dados de internautas na PB

Correspondências eletrônicas têm um pedido para clicar num link. Ao clicar, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito

 

    Divulgação
MPF Campina Grande
O Ministério Público Federal na Paraíba alerta para e-mails falsos enviados em nome do órgão e que podem instalar vírus no computador do usuário que abri-lo. O alerta sobre o caso consta na página oficial do MPF.
 
 Segundo o MPF, algumas pessoas entraram em contato com a unidade em João Pessoa, relatando o caso. Inclusive, há registros de servidores do próprio MPF que receberam mensagens com supostas intimações para comparecer a audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios.


 Existem também  registros de mensagens falsas em nome do MPF por todo país. De acordo com o  MPF, e-mails falsos que repassam informações falsas utilizando o nome do órgão circulam há três anos. Conforme a imagem, o título do e-mail na caixa entrada aparece como "MPF - Comunicado Urgente". No corpo do texto, há um brasão e o link que instala o arquivo nocivo ao sistema. 


Foto: No topo, a forma como aparece o título do e-mail; no círculo, o link com vírus
 Os e-mails maliciosos geralmente têm um pedido para clicar num link. Ao clicar, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.



Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de “fishing”) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde “iscas” (e-mails) são usadas para “pescar” senhas e dados financeiros de usuários da internet.

por: portalcorreio


Postagem Anterior Próxima Postagem

Sample Text

ALIANÇA

...
                                                                           

EXECUTIVO