Correspondências eletrônicas têm um pedido para clicar num link. Ao clicar, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito
Divulgação
MPF Campina Grande |
O Ministério Público Federal na Paraíba alerta para e-mails falsos enviados em nome do órgão e que podem instalar vírus no computador do usuário que abri-lo. O alerta sobre o caso consta na página oficial do MPF.
Segundo o MPF, algumas pessoas entraram em contato com a unidade em João Pessoa, relatando o caso. Inclusive, há registros de servidores do próprio MPF que receberam mensagens com supostas intimações para comparecer a audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios.
Existem também registros de mensagens falsas em nome do MPF por todo país. De acordo com o MPF, e-mails falsos que repassam informações falsas utilizando o nome do órgão circulam há três anos. Conforme a imagem, o título do e-mail na caixa entrada aparece como "MPF - Comunicado Urgente". No corpo do texto, há um brasão e o link que instala o arquivo nocivo ao sistema.
Foto: No topo, a forma como aparece o título do e-mail; no círculo, o link com vírus |
Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de “fishing”) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde “iscas” (e-mails) são usadas para “pescar” senhas e dados financeiros de usuários da internet.
por: portalcorreio