Próximo das eleições unificadas para conselheiros tutelares em 15 de outubro, polêmicas começam a surgir em torno do assunto.
![]() |
| Sede do Conselho de Pilõezinhos |
Em entrevista à reportagem da Rádio Nordeste FM, os Conselheiros Tutelares da cidade de Pilõezinhos/PB, Gessana Cruz e Paulo Antônio, denunciam irregularidades encontradas em projeto de lei que regulamentava o serviço do Conselho Tutelar, de autoria do Poder Executivo, que se encontrava na Câmara Municipal de Pilõezinhos – Casa José Alves de Melo.
“Eu já tinha o guia de orientação, tinha estudado e já estava por dentro do que era a lei, que tinha que ser a 12.696/2012. Todo projeto de lei que seja implementado pelo gestor do município, ele já tem que está em vigor a pelo menos 12 meses, o que não era o caso, ele ia fazer a lei pra colocar nessa eleição agora.” Disse Gessana.'
“Não existe um conselheiro tutelar trabalhar quatro dias consecutivos, além desses quatros dias, trabalhar quatro conselheiros em uma única unidade. Não estamos em uma capital, e mesmo que estivéssemos não seria dessa forma.”
![]() |
Paulo Antonio e Gessana Cruz – Conselheiros |
“Colocaram nesse projeto de lei quarenta horas por semana, teriam que trabalhar quatro conselheiros por dia, não existe. Que matemática é essa que fizeram? Vamos pedir socorro, porque não existe. Se cada plantão é vinte e quatro horas, então dois plantões são quarenta e oito horas, então já passou.” Falou Gessana Cruz.
A Conselheira completa dizendo que eles(Poder Executivo) achavam que podia fazer a lei de qualquer forma e “empurrar”.
Após orientação dos conselheiros tutelares, a Casa José Alves de Melo recuou e cancelou a sessão que resultaria na aprovação ou não do Projeto de Lei. Em seguida, o Poder Executivo retirou o projeto da Câmara e manteve a lei atual, que não está em sintonia com a Lei Federal. A Prefeitura de Pilõezinhos terá até o fim desse ano para se regularize, assim determinado pela Instancia Federal.
Radionordestefm.com

