Rio-2016: A 500 dias dos Jogos, saiba três promessas que serão descumpridas

"Vamos entregar tudo absolutamente no prazo, será uma marca desta Olimpíada. Para mostrar que o Brasil consegue fazer as coisas no prazo, no custo e de maneira adequada."

A 500 dias dos Jogos, obras estão 'no prazo' segundo organização; algumas promessas já foram descartadas
Essa foi a resposta do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, na última visita do dirigente à capital fluminense, em fevereiro. Bach chegou a dizer que talvez tivesse "a oportunidade de apertar as mãos de operários pessoalmente, enquanto eles terminam os últimos trabalhos", na cerimônia de abertura dos Jogos, em 5 de agosto de 2016.

Por enquanto, porém, pelo menos três promessas da Rio-2016 não serão entregues a tempo: uma estação da linha 4 do metrô (que ligará a zona Sul à zona Oeste, principal local de competições olímpicas), o plantio de 24 milhões de árvores para compensar a emissão de gases causadores do efeito estufa e a limpeza das lagoas da Barra e Jacarepaguá, vizinhas ao Parque Olímpico. Três projetos que não têm influência na competição esportiva e são parte do legado deixado à cidade.

Um quarto projeto que não deverá ficar pronto é o da limpeza da Baía de Guanabara, este sim com implicações esportivas, já que a localidade receberá a competição de vela. "É uma pena, uma oportunidade perdida. Embora as competições ocorram próximas à Boca da Baía, onde o controle é mais fácil, o serviço não será completo", disse o prefeito Paes, a 500 dias do início da Olimpíada.
A polêmica sobre a baía já ganhou páginas no noticiário internacional, especialmente pelas declarações conflitantes que marcam os anos que antecedem o evento. Outra polêmica que afeta o legado olímpico para a cidade - negativamente - é a construção do campo de golfe em área de reserva ambiental.

Controvérsias sobre o legado à parte, as obras dos locais de competição avançaram e, um ano após o COI ter dito que os Jogos do Rio eram "os mais atrasados da história", a organização conseguiu reverter o quadro. A 500 dias do início, a prefeitura e o comitê organizador Rio-2016 dizem que as obras estão em ritmo avançado e que tudo estará pronto antes do prazo. Em agosto deste ano, acontecerão os primeiros dos 44 eventos-teste para os Jogos nas instalações olímpicas.
O velódromo e o centro de hipismo foram os pontos de preocupação alertados pelo COI na última visita, mas a prefeitura garante já ter corrido atrás do prejuízo.

BBC
Postagem Anterior Próxima Postagem

Sample Text

ALIANÇA

...
                                                                           

EXECUTIVO