Australiano faleceu na última semana, após ser atingido por uma bola na cabeça durante um jogo de críquete. Companheiro faz declaração "ao irmão mais novo"
Milhares de australianos, incluindo o primeiro-ministro Tony Abbott, foram até a cidade de Macksville, cerca de 300 quilômetros ao norte de Sydney, para prestarem suas últimas homenagens ao jogador de críquete, Phillip Hughes, que teve seu corpo velado nesta quarta-feira.Aos 25 anos, a estrela de um dos esportes mais praticados na Austrália faleceu na última semana, após ser atingido por uma bola na cabeça durante uma partida de críquete entre South Australia e New South Wales. O jogador havia passado por uma cirurgia de emergência e ficou em coma induzido na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não voltou à consciência.
Durante o trajeto do velório até o local enterro do caixão, os presentes caminharam pelas ruas da cidade natal de Hughes em silêncio. Estrelas da modalidade, amigos e familiares consolavam uns aos outros. O companheiro de Phillip, Michael Clarke, foi um dos oito que carregavam o caixão e, ao se despedir do amigo, chegou a dizer "Descanse em paz meu irmão mais novo, nós nos veremos".
Michael Clarke inconsolável no enterro de Phillip Hughes (Foto: Reuters) |
Assim como o da Austrália, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também prestou suas condolências com uma mensagem no seu Twitter, ainda incrédulo com o ocorrido.
- Funeral de cortar o coração, na Austrália. Phil Hughes, vamos sentir sua falta. Seu jogo e exuberância ganharam fãs. Descanse em paz - escreveu.
A pequena cidade de Macksville, de pouco mais de 2,5 mil habitantes, viveu um dia incomum. Telões foram espalhados para que todos pudessem se despedir do ídolo e escolas e empresas fecharam mais cedo.
A morte de Phillip e do árbitro Hillel Oscar levantou o debate sobre a segurança do esporte. A "hashtag" #putoutyourbats (joguem fora seus bastões) ganhou diversos adeptos. Mesmo a utilização de capacetes de proteção não é considerada segura, já que Hughes foi atingido no pescoço e teve sangramento que chegou ao cérebro. De acordo com reportagens de jornais e revistas australianos, Sean Abbott, responsável por lançar a bola que acarretou na tragédia, estaria favorável à causa.
Caixão com o corpo é velado na cidade onde nasceu Phillip Hughes (Foto: EFE) |
Amigos e familiares de Phillip Hughes carregam o caixão no funeral do jogador (Foto: Reuters) |
Responsável por lançar a bola, Sean Abbott era a imagem da tristeza (Foto: Daniel Munoz / Getty Images) |
Do:G1